… fazer qualquer
imagem para este assunto.
Quando eu era
pequeno havia o Caderno Diário!
Aquele conjunto de
folhas, pautadas, quadriculadas ou lisas, onde íamos tomando notas do que
ouvíamos o professor dizer, onde íamos fazendo os exercícios “sugeridos” pelo
professor, onde copiávamos o que ía acontecendo no quadro preto.
Esse Caderno
Diário era, em regra, um dossier, de argolas ou fita metálica, onde íamos
colocando folhas virgens à medida que íamos necessitando. A certa altura do meu
percurso estudantil, deixei de ter um caderno por disciplina mas antes um
dossier de maiores dimensões onde, intercaladas por separadores coloridos,
estavam os cadernos de cada uma das matérias.
A razão de ser
deste Caderno Diário era, descobri-o mais tarde e tarde demais, para poder
estudar pelos apontamentos tomados e exercícios feitos, um complemento aos
livros e um repositório dos conhecimentos cedidos pelos professores, únicos e
irrepetíveis.
Claro que,
enquanto estudante e antes de perceber qual a sua real função, o Caderno Diário
era bem mais que apenas onde ficavam as contas, as cópias, os ditados: era também
um instrumento de tortura ou controle. O professor, em qualquer momento e sem
aviso prévio, poderia declarar que aquele dia era de inspecção aos Cadernos
Diários. E aí tremíamos todos, pois ai daquele que não o tivesse em dia, com os
sumários registados e por ordem, apontamentos sem rasuras ou que tivesse
desenhos ou “bocas à-parte” escritas nas margens. Para já não falar na
obrigatoriedade de a letra ser legível para todos, o que sempre foi um problema
para mim.
E tremíamos porque
difícil seria encontrar um caderno que não tivesse uma página dedicada aos
desenhos e outros “mata-tédio” das aulas enfadonhas. Eram, as mais das vezes, a
última página do caderno, se fosse um dossier, ou a do meio, junto aos agrafos,
se fosse esse o caso. Eram as mais fáceis de arrancar e escamotear em dia de
inspecção.
Hoje vejo, na rua
e na sala de aula, jovens com cadernos mal-amanhados e mal-tratados, cujo
destino inexorável será, quando esgotados, uma pilha em casa e inconsultavel.
Quando não lixo! E não mais servirão de base a estudo ou de criação de método e
organização. Nem poderão ser inspeccionados, garantidamente!
Mas constato pior
e em idades mais tenras:
De acordo com uma
notícia lida um destes dias, um grupo de professores afirma que o “Magalhães” e
outros modelos de computador portátil, essa solução última para melhorar o
rendimento escolar das crianças, pouco mais será que uma ferramenta lúdica se
não tiver programas de funcionamento em rede. E, com isto, querem eles dizer um
sistema que permita ao professor verificar, em qualquer momento, o que o aluno
está a fazer com o seu computador. Tal como permite aos pais fazer o mesmo.
Isto assusta-me!
Estes professores
estão a defender a vigilância permanente do jovem. Deixando de parte a
possibilidade de este assumir os seus actos, ao não saber se está ou não a ser
vigiado. O livre arbítrio, o assumir as responsabilidades, o enfrentar o
professor ou educador ou dar a cara pelos seus actos faz parte da formação de
qualquer jovem. O medo permanente da vigilância ignorada é, em última análise,
algo equivalente às polícias secretas que escutam conversas e interceptam
correspondências. Isto logo desde tenra idade.
Mais que preparar
a criança com competências e saberes necessários ao seu futuro, este sistema
irá prepará-lo para ter medo da vigilância permanente e do policiamento
omnipresente.
Estes professores,
supostamente responsáveis e em lugares de responsabilidade, estão com esta
proposta a preparar futuras ovelhas obedientes no redil de uma sociedade de
informação onde a privacidade inexistente impera. E a preparar igualmente o
terreno para uma “polícia do pensamento”, como Orwell imaginou.
Consigo imaginar
diversos adjectivos para classificar esta proposta, mas qualquer um deles é
passível de ser censurado por obsceno. O mesmo nível de obscenidade desta
ideia.
By me
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