sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ao calhas





Por vezes faço isto.
Para quebrar alguma orientação de espírito que o ou os livros que estou a ler me imponham, jogo a mão à estante e retiro um livro. Lido ou por ler. Completamente ao calhas. E abro-o também ao calhas, deixando que os meus olhos se fixem num ponto qualquer e leiam a partir daí.
Desta feita a mão caiu-me no “A costa dos murmúrios” de Lídia Jorge (ainda por ler).
E os meus olhos fixaram-se no que se segue:
“ …
Mas nada disso teria agora importância se o jornalista não tivesse dito - “Vai ser preciso primeiro morrer um paquistanês e depois um mulato claro para se poder dar o devido relevo a isto. Não deve é morrer um branco.”. Evita disse – “Oh, tudo é igual – agora mesmo andam soldados pelas nascentes do Muera à procura de pistas, os caranguejos estão metidos nas luras, e as feras dormem ou caçam.” Ele guiava completamente encharcado – “Tudo é igual mas não tanto, pombinha – pense no Chade, pense em como os franceses não deixaram fechadura em porta, nem prego em parede, mas foi, já aconteceu. A prova de que não é tudo igual…” não havia prova.
…”

Não desconfio em que contexto surgem estas linhas. Não li o livro.
Mas se mudar cores, nacionalidades e nações, poderia ter sido escrito ontem mesmo, em vez de em 1988.
Nota adicional: este livro está identificado como tendo sido comprado em 1990 e ainda está virgem de leitura.
Vai passar para o topo da pilha dos “Urgentes a ler”!

By me

Sem comentários: