segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Contra-relógio



Esqueçamos as teorias e as questões politico-económicas. Façamos contas.

Numa turma de 30 (trinta) alunos e com aulas de 90 (noventa) minutos, o professor pode usar de 3 (três) minutos com cada aluno por aula, supondo que não usa de tempo algum com o conjunto dos alunos. Se a aula for de 50 (cinquenta) minutos, serão 95 (noventa e cinco) segundos por aluno.
Numa turma de 10 (dez) alunos e com aulas de 90 (noventa) minutos, cada professor pode usar 9 (nove) minutos com cada aluno por aula.

Só quem nunca esteve a trabalhar com uma turma desconhece o que é ajudar a aprender contra-relógio e saber, desesperadamente, que seria necessário muito mais tempo para que a aprendizagem se fizesse em pleno e para além dos mínimos estabelecidos.

By me 

1 comentário:

JC Duarte disse...

Nota extra: "o que eu oiço, esqueço; o que eu vejo, lembro; o que eu faço, sei"