quinta-feira, 12 de abril de 2012

Extras multi-usos




Por vezes ignoram-se os pequenos acessórios concebidos para os chamados “amadores”, mas que são particularmente úteis mesmo quando se não o é.
(Odeio o termo amador, quando usado com o sentido depreciativo!)
Este pequeno tripé e braço vende-se em conjunto nas lojas que ainda se preocupam com os consumidores e suas necessidades. Está concebido para câmaras de pequeno porte e o seu preço é medianamente acessível.
A rótula que se vê na ponta do braço pode ser usada também no tripé que aqui está recolhido mas que pode atingir a altura máxima de 30 cm.
O braço, que pode ser montado no tripé, acrescenta-lhe 50cm.
Há quem compre este conjunto para fazer auto-retratos, usando só o braço seguro com a mão. Por mim, e para além da função óbvia de segurar uma pequena câmara, uso-o com dois fins distintos:
A – Para suportar um segundo flash, em paralelo com o da câmara, que dá volume e profundidade ao fotografado, tanto em cima de uma mesa ou armário como pedindo a alguém que o segure bem alto;
B- Para lhe colocar, como na imagem, uma pequena mola de roupa, fixa com uma vulgar porca roscada, para segurar flores ou outros objectos que, de outra forma, abanariam ao vento.
Em querendo, também pode servir para segurar um pequeno reflector ou difusor, dentro ou fora de casa, para atenuar excessos de contraste.
O conjunto pesa 300 e poucos gramas, o braço pesa 100 e poucos gramas. Tanto um como outro cabem num qualquer bolso de casaco ou no fundo de um saco de fotografia.

Quantas vezes uso eu isto por ano? Talvez vinte ou trinta, se tanto. Mas, em querendo, está ali para fazer aquela pequena diferença.

By me 

Sem comentários: