segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Um amigo




Tratando-se de um aparelho de medida, ainda que de tempo, tenho que ser rigoroso. Ou não fornecer valores exactos.
Assim, não corro o risco de mentir se disser que possuo este despertador há mais de quinze anos.
Simpaticamente, ainda que nem sempre lhe tenha retribuído da mesma forma, tem-me acordado todas as manhãs que lhe peço, à hora prevista. E, confesso, se tem aguentado todo este tempo tem sido porque não dorme a meu lado, na mesa-de-cabeceira, mas antes do outro lado do quarto, o que me tem obrigado a levantar para o desligar. Truques nas técnicas de acordar e truques na técnica de manter os equipamentos em bom estado, que nunca foi mimoseado com nenhuma “carícia” menos suave. Quando lá chego já vou mais que meio acordado e já respondo pelos meus actos.
Pois este heróico despertador decidiu alinhar com o actual governo e entrar em período de contenção forçada: mostra-me as horas mas já não me acorda. Talvez que para poupar energia, talvez que ache que deve garantir a reforma enquanto pode, talvez porque se cansou de sentir alguns impropérios que algum vizinho lhe vem lançando quando toca a estas horas e outras ainda mais madrugadoras. Ossos do ofício – o meu, entenda-se.
Mas eu, que até gosto dele, não lhe farei um enterro de estadão. Melhor dizendo, não me desfarei dele, que gosto de lhe ver os números, no escurinho da noite, e de saber que ainda tenho mais algum tempo de sono antes que lá tenha que ir.
Irá continuar lá, do outro lado do quarto, pacatamente mostrando as horas, enquanto reservo a ingrata tarefa de me acordar para outros que por cá tenho e que, azar da vizinhança, até são mais barulhentos.
É que de um amigo não nos desfazemos, mesmo que sejam os que nos tiram da cama.

Texto e imagem: by me

Sem comentários: