terça-feira, 22 de novembro de 2011

Luzes, conforto, acção!




Há soluções que são razoavelmente simples e que surgem sem que delas venhamos a suspeitar.
O meu prédio está em obras, tendo eu as minhas janelas parcialmente tapadas com andaimes e telas de protecção.
Sendo que não gosto de espreitar para dentro de casas alheias, também não gosto que andem a espreitar para dentro da minha. Que é o que acontece quando os operários se deslocam em cima das tábuas onde trabalham.
Mas, pior ainda, estes andaimes e tábuas já foram, aqui no meu prédio, o acesso facilitado para que três apartamentos fossem assaltados, um deles com toda a família a dormir. Não me apetece passar por isso, como será fácil de concordar.
Vai daí, tenho as persianas de minha casa permanentemente fechadas, não apenas para dificultar (impedir se possível) entradas indesejáveis como para não denunciar presenças e ausências de quem aqui vive.
Faz isto com que fique encarcerado na minha própria casa, situação temporária (até ver) e bastante desagradável: a ausência de luz natural é das piores coisas que posso viver.
Durante algum tempo vim trabalhando na mesa de trabalho, que se vê à esquerda, alumiada por lâmpadas economizadoras, tendo o resto do espaço às escuras. Claustrofobico e deprimente!
Até que, ao substituir duas lâmpadas da zona usada para fotografar, constato que estas foram compradas por engano: tendo a potência que queria, possuam uma temperatura de cor equivalente à da luz de dia, ainda que com um ligeiro desvio para verde.
Pois passei a trabalhar com os dois tipos de luzes: quente na mesa do computador e monitores de vídeo e PC e, em fundo, luz de dia, ainda que artificial.
Não apenas compensa a luz que não entra pela janela como me permite trabalhar de noite como se de dia se tratasse. E irei manter este sistema, mesmo depois de os malfadados andaimes desaparecerem.
Nota extra - as intensidades aqui mostradas não correspondem ao que uso: a zona de “estúdio” (perdoem-me a expressão pomposa) está propositadamente mais intensa, só para efeitos desta imagem.

Texto e imagem: by me

Sem comentários: