sábado, 5 de novembro de 2011

Pessoa de bem? Onde????




Leio num jornal, ainda que em letras pequeninas, que a devolução de impostos deixa de ser automática e que, a partir de Janeiro, os impostos mal cobrados só serão devolvidos se o contribuinte reclamar a sua devolução nos 120 dias seguintes. E que, em esgotado o prazo, perde direito a essa quantia.
Fiquei curioso (e furioso também, diga-se) e fui ler a proposta de orçamento de estado para 2012.
Nessa leitura vim a descobrir também que:
“… a Administração tributária possa utilizar tecnologias da informação e
comunicação no procedimento tributário. Para o efeito, a Administração tributária disporá de um serviço na  Internet que proporciona, nos termos referidos, funcionalidades idênticas às dos serviços em instalações físicas e, por Portaria do Ministro das Finanças, serão identificadas as obrigações declarativas, de pagamento, e as petições, requerimentos e outras comunicações que deverão ser obrigatoriamente entregues por via electrónica, bem como os actos e comunicações que a Administração tributária pratica com utilização da mesma via.”

Fico assim a saber que o estado deixa de ser obrigado a ser considerado uma “pessoa de bem”. Aquilo que cobrar a mais, que já de si é eticamente reprovável, só é devolvido se o cidadão der pela coisa. Quando não, que não fosse tolo!
Mas, pior que isso: para reaver o que possa ter sido cobrado em excesso terá o cidadão que pagar, adiantadamente, o IVA correspondente às compras que tenha feito de equipamentos e serviços de acesso à internet.
O cúmulo é mesmo que os cidadãos que se sintam lesados e não saibam ou não possam aceder ao uso das tecnologias de comunicação (e sabemos não serem nem fáceis para muitos, nem passíveis de caberem em muitos orçamentos particulares) terem que pagar a alguém para tal.
Fica por saber quanto cobrará o estado por cada reclamação ou petição para que o dinheiro cobrado em excesso seja devolvido. Ou se cobrará uma taxa extra se as reclamações não forem efectuadas por via electrónica.

O estado deixa de ser pessoa de bem o que fará sentido, já que há muito que muitos dos que nele decidem deixaram de o ser.

Texto e imagem: by me

Sem comentários: