quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O rato e a pena




Há uns anos tive uma situação complicada. Pediram-me que integrasse, como formador, uma série de cursos de audiovisuais. Destinavam-se a adultos, em full-time e eram hiper-compactos: dois meses.

A coisa até que nem seria má se o tempo destinado à operação de câmara fosse esse: oito semanas, cinco dias por semana, seis horas por dia (240 horas). Mas assim não era. O tempo disponível para com eles trabalhar era de 15 horas, cinco manhãs consecutivas. Quase coisa nenhuma.
Ainda argumentei que esse tempo era muito escasso para que do curso saíssem formandos a saber algo que se visse, que para além da teoria haveria que haver prática e que esta é consumidora de tempo, que os conceitos estéticos e comunicativos têm que ser apreendidos e não engolidos e que, no mínimo dos mínimos, as sessões deveriam ser em dias alternados para que os saberes fossem “digeridos”.
Não tive sorte nenhuma, que quem tinha encomendado os cursos e quem os estava a dirigir assim o queriam e assim teriam que ser.
Sendo que soube destes detalhes demasiadamente em cima do seu inicio para me poder eximir a tal tarefa, acedi a fazer o meu melhor no primeiro, que não teriam tempo de me substituir, mas que para os seguintes que encontrassem quem o fizesse, porque eu mesmo não o era capaz em consciência.
E tratei de reduzir conteúdos e objectivos ao tempo disponível, distribui como pude tudo isso ao longo das quinze horas, avaliações incluídas, e vi-me na contingência de ter que impor um ritmo de trabalho intelectual muito intenso – demasiado – aos formandos.
No final acabei por provar a mim mesmo que aos organizadores dos cursos não lhes interessava, que tinha razão. O mergulho intensivo numa catadupa de conceitos novos, alguns tão abstractos e discutíveis como comunicação e estética, implica TEMPO! Não apenas tempos para falar, demonstrar, experimentar, analisar mas, e principalmente, para aprender. Ou, se preferirem, para serem entendidos e interiorizados.

É que a credibilidade do formador e a sua eventual competência não são suficientes na tarefa a dois de aprender. O conhecimento tem que ser digerido, assimilado. E não é objectivo da aprendizagem, nesta como em todas as áreas, que o formando papagueie o que ouviu dizer ou leu. Tem que SABER. E isto leva tempo.
É um tempo que varia de pessoa para pessoa, em que o momento do “Já sei!” pode acontecer na sessão, na pausa para o café ou numa volta da cama. Tem que ser digerido!
O saber não se coaduna com o fast-food contemporâneo, com o consumismo descartável, não é um programa que se instale no sistema operativo, disponível depois ao toque de um rato.
As modernas técnicas de apoio pedagógico com equipamentos sofisticados, acesso à web, textos condensados a partir de resumos e esquemas coloridos e apelativos apenas tornam o conhecimento mais acessível. Não o tornam garantido!
E no trinómio [ Tempo de aprendizagem – Variedade de conteúdos – Profundidade dos temas ], reduzir o primeiro implica forçosamente a redução dos restantes dois. O cérebro ainda não é programável para aprender em alta velocidade.
A menos que alguém me diga que estou errado e me explique como se faz.

By me

Sem comentários: