segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A cunha




Só mesmo para que se não pense que lá, onde eu trabalho, tudo funciona por cunhas, eis uma frase que um dia lancei ao meu chefe directo, a meio de um trabalho e de uma conversa:
“Olha! Se não fosses meu chefe, mandava-te à merda!” – fim de conversa, como se deduz.
Para que se saiba também, a maior parte das cunhas que por lá existem são de madeira e servem para segurar portas ou nivelar charriots.
Esta, está em minha casa, é de plástico e comprei-a numa loja de chinês.
Se a necessidade for muito grande mas o esforço exigido nem por isso, qualquer mola de roupa de madeira, dividida ao meio e sem mola faz o serviço. Na minha mochila fotográfica há sempre algumas.
Só para completar um “manual de cunhas”, que se saiba que os antigos e não tanto usavam cunhas de madeira que inseriam em buracos feitos na pedra e sobre as quais deitavam água. Desta forma, ao incharem, as cunhas partiam o penedo, certinho e sem lascas.
As outras, as dos gramados, das patas de sorte, dos partidos, inteiros e rachados… mando-as onde mandei o meu chefe que, ao que sei, ainda se lembra da coisa.

By me 

Sem comentários: