domingo, 26 de agosto de 2012

Alternativas




E para quem gosta de outro tipo de fotografia que não a que sai directamente da câmara, aqui fica um brilhante exemplo, feito por Jerry N. Ueslmann (1934-    ).
“Room”, 1963
Vale a pena dar uma voltinha na web, para quem não tem versões impressas que, desde que em bons livros, têm sempre mais qualidade.
Aliás, mesmo nos tempos que correm, recomenda-se um investimento, forçosamente lento como é óbvio, em boa literatura fotográfica. Não creio que, por melhor que possam ser as versões on-line, nunca chegarão aos calcanhares daquilo que está impresso.
Desde logo pelas compressões que as imagens são objecto, a fim de não tornarem as páginas demasiadamente pesadas. Que retiram muitos dos cambiantes subtis que o autor quis que o trabalho tivesse. Em seguida, porque quantos monitores de computador conhecem que estejam, de facto, calibrados, a ponto de terem a certeza que o que estão a ver é o que o autor quis que vissem? Brilho, contraste, saturação, gama, temperatura de cor…?
Levando a questão aos seus limites, quem quer que tenha visto um bom livro com imagens de Ansel Adams ou dos seus pares recusa certamente gastar mais de cinco segundos com uma reprodução on-line.
Em qualquer dos casos, a net tem a vantagem de abrir o apetite. Espero que isto ajude.

By me 

Sem comentários: