quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Um caso de polícia/politica




Sendo que resido no Concelho de Sintra, e apesar das assimetrias e disparidades dos seus residentes, tudo quanto diga respeito a onde moro me interessa.
Vai daí, ao ver o título de uma notícia num jornal, quis saber mais.
O título reza assim:
 “Castelo Branco quer acabar com as lojas chinesas em Sintra”.
E o texto explica que a pessoa referida se quer candidatar à presidência de Câmara nas próximas eleições.
Se o título não dissesse já muito, ficaria elucidado com o resto. Conta que vai criar postos de trabalho mas que os comerciantes têm que baixar os preços; conta que quer introduzir taxas aos turistas que visitem a vila, como sucede em locais turísticos noutros países; conta que quer começar a fazer festas em Sintra e a trazer à vila o verdadeiro jet set internacional.
Mas a verdadeira cereja no topo do bolo tem a ver com segurança. Conta o jornal que:
“Acabar com a criminalidade. É uma pouca vergonha os que se passa nos comboios da Linha. Há que reeducar e reabilitar os jovens.”

“Reeducar”? “Reabilitar”? Isto tem um cheiro a mofo. A um perigoso mofo que, junto com o projecto das lojas chinesas, me faz ter medo de um eventual sucesso eleitoral por parte desta pessoa.
Faltaria apenas acrescentar campos específicos para essas actividades e centros de “acolhimento” para os orientais. Talvez mesmo que com uma intensiva utilização de arame farpado.  

By me

Sem comentários: