sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Por grupos




Na semana seguinte estaríamos de greve. Vários dias.
Sendo que o tipo de laboração implica que os dias de folga tanto possam aos fins-de-semana como em dias úteis, alguns de nós estaríamos de folga nos dias marcados para greve. Donde, nesses dias e a essas pessoas não seriam descontados os salários respectivos.
Sabendo disto, propus no meu grupo de trabalho uma espécie de “fundo de greve”:
Aqueles que estivessem de folga nesses dias contribuiriam para um fundo comum com o salário desses dias, sendo o apurado dividido igualmente por todos.
Faria isto diminuir o impacto da greve nos nossos bolsos, faria com que todos estivessem irmanados na luta e faria com que os mais indecisos se juntassem a nós.
Por resposta obtive sorrisos de condescendência, alguns olhares de soslaio e um companheiro chegou mesmo a atirar-me um: “Oh JC! Se estás com problemas de dinheiro, faz como eu e pede ao banco.”
De nada adiantou explicar que eu estaria de folga dois dias dessas jornadas de luta e que não estava a pedir: estava a contribuir para os demais. Esse fundo nunca se concretizou.

E assim estamos, todos nós: todos a saber pedir, raros a querer contribuir.
Em que grupo estás?

By me

Sem comentários: