sábado, 6 de outubro de 2012




Parece que o PS vai apresentar este ano uma proposta para reduzir o número de deputados.
Assim, de repente, parece ser uma proposta simpática, já que irá, certamente, minguar o custo do parlamento. As tais gorduras de que tanto se fala.
No entanto…

No entanto, será que essa proposta de revisão do sistema parlamentar irá incluir a responsabilização dos deputados perante os eleitores?
Será que essa proposta irá vincular os eleitos ao mandato, obrigando-os a cumpri-lo e não apenas a fazer número porque nomes sonantes e, após a eleição, apresentarem a renuncia ao mandato?
Será que essa proposta irá obrigar a que os candidatos tenham residência fixa declarada no círculo pelo qual se candidatam há, pelo menos quatro anos, o tempo de uma legislatura?
Será que essa proposta irá impedir que deputados acedam a postos governamentais, relegando assim para segundo plano o mandato que receberam dos eleitores?
Será que essa proposta obrigará os eleitos e responderem directamente aos eleitores, através de reuniões ou assembleias convocadas por um número significativo de eleitores, podendo aí serem confrontados com as alterações notadas entre as promessas eleitorais e o desempenho como deputados?
Será que essa proposta obrigará a que nas assembleias de voto estejam afixados bem visíveis os nomes e as fotografias dos candidatos por cada lista e nesse círculo?
Será que essa proposta obrigará a que sejam tornados públicos, bem públicos e antes do acto eleitoral, os interesses económicos dos candidatos, bem como as suas idades, percursos profissionais e registo criminal?

Não creio que nenhuma destas propostas esteja prevista nessa tal alteração do parlamento. Ou qualquer outra semelhante.
E se não estiverem incluídas alterações que tornem perfeitamente transparentes os eleitos nem os obriguem a responder directa e individualmente perante os eleitores, então estejam quietos e não venham com demagogias baratas!
Vindas deste ou de qualquer outro partido!

By me

Sem comentários: