domingo, 28 de outubro de 2012

Finalmente




Ter livros em casa, a ganhar pó e serem lidos uma vez, eventualmente duas, é uma tristeza.
Os livros existem para ser lidos, degustados, usufruídos, manuseados. E quanto melhor for o seu conteúdo mais isto é uma verdade universal.
Sabendo-o e sentindo-o, decidi em tempos fazer uma escolha dos que por aqui em casa havia. Relacionados com fotografia ou vídeo, técnica, estética, mais práticos, mais filosóficos.
Nessa escolha, fiz dois grupos: aquele dos quais me não queria separar e os que achava de que podia prescindir.
E peguei nesta segunda pilha e levei-os para a biblioteca da escola onde leccionava. Uma, duas ou três vezes que fossem lidos seria sempre uma vitória em prol da cultura e do ir mais longe por parte dos alunos.
Mas, nesta escolha, fiz uma “asneira”. Da qual me arrependi muitas vezes de então para cá.
Inclui o livro “Ensaios sobre a fotografia” de Susan Sontag, “On photography” no original. Eu tinha – e tenho – na versão original, pelo que nada perderia. Excepto em querendo fazer uma citação, que me obrigaria a traduzir. Moroso e de responsabilidade.
Quando me apercebi disso, constatei duas coisas: À uma, que o livro não mais estava à venda em Portugal, esgotada que estava a única edição. Em seguida, que alguém tinha dado pó de sumiço ao livro, deixando de constar na biblioteca.
Ao fim destes anos todos de muito o procurar e não encontrar, tropeço numa nova edição portuguesa, recém lançada.
Vantagens de quem dá, de quando em vez, uma voltinha pelas livrarias, mesmo que sem trazer o que quer que seja, que os tempos não estão favoráveis e a pilha dos que aqui estão à espera de ocasião para serem lidos é grande e tem irmãs. Várias.
Mas este irá fazer uma ultrapassagem a todos os demais e será o próximo a fazer-me companhia de e para o trabalho. E nas horas mortas deste também.
Recomendo-o, sem hesitações, a todos os que queiram pensar um pouco sobre fotografia. Ou pensar muito.


By me

Sem comentários: