terça-feira, 9 de outubro de 2012

Fotocópia




Olha lá! Para que é que tu queres esses flashs todos, mais esses reflectores, difusores, tripés, pinças, grampos e etc.? Precisas disso para fazer fotografia? Precisas mesmo?

Não! Em boa verdade, para fazer fotografia, basta que haja luz. E, para tal, basta que seja de dia e que o sol esteja acima do horizonte. Nessa altura temos luz suficiente para fotografar.
Mas vai lá comparar as fotografias feitas a astronautas, no espaço, com fotografias feitas aqui, na Terra.
Em ambos os casos é o Sol a fonte de luz. Mas as semelhanças acabam aí. O contraste, a dureza na linha que separa as zonas de luz das zonas de sombras, os fundos, a noção de dimensão dada pelas sombras e seus tamanhos e orientações… tudo isso é tão diferente quanto o dia da noite.
Onde está, então, a diferença, se a fonte de luz é a mesma?
A diferença está em tudo o resto que a luz atravessa e a molda que não a que segue directamente para o assunto fotografado: a atmosfera, as nuvens, o solo, as paredes, a vegetação… e, mesmo sendo de dia, dias há que um mesmo lugar ou assunto apetece fotografar e outros não apenas porque a luz chega ao assunto de formas diferentes.
A vantagem de fotografar debaixo de telha, naquilo a que pomposamente chamo de estúdio, mas onde ando sempre aos pontapés à mobília para conseguir mais 30cm de espaço, é que a luz é criada por mim, qual deus em pleno génesis, usando-a para dar a ambiência que quero ou sou capaz de criar.
Claro que poderia usar apenas uma fonte de luz, com se do sol se tratasse, recorrendo ao flash que existe na câmara. Nada de cabos, tripés, medidores e objectos p’lo caminho que nos atrapalham quando queremos fazer uma mínima alteração no assunto. Poderia, eventualmente, usar também apenas um, fora da câmara lateral ao assunto.
Mas não era a mesma coisa!
É que, para mim, tão ou mais importante que o assunto a fotografar, é a luz que o mostra. E, convenhamos: uma fotocopiadora também emite luz para fazer o seu trabalho. E eu não me sinto atraído por uma fotocópia!

By me


Sem comentários: