sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sexta-feira treze




Será esta fotografia uma boa fotografia?
Não o é, seguramente!
Mas sendo hoje sexta-feira treze, uma ferradura nunca é demais para afastar o azar ou chamar a sorte.
No entanto, e como disse alguém, “A sorte é quando a preparação encontra a ocasião”! E eu encontrei, apesar da data aziaga.
Por questões surgidas recentemente, fui obrigado a revirar o que por cá tenho guardado. E, caso encontrasse, reconstruir um protótipo velho de anos.
Peça aqui, peça ali, lá encontrei o que procurava e reconstruí o que, entretanto, se havia destruído.
Assim, esta fotografia foi feita com uma Pentax K7, reflex digital, usando uma objectiva de 100mm f:1, com ISO 400, 1/60 de segundo e diafragma f:2.8.
Nada de especial até aqui não fora…
Não fora a objectiva ter sido construída por mim, usado peças disto e daquilo, incluindo a escolha do vidro que fez a refracção da luz, o sistema de focagem e o sistema de controlo de luz.
Como o fiz? Bem, para além de ter lido e estudado um nico ao longo dos anos, engenho, improviso e necessidade de solucionar um problema há uns anos valentes foras as técnicas usadas.
Depois disto dito, se calhar até que esta fotografia tem qualidade.
Mais detalhes Domingo, nas “Trocas Fotográficas”. Incluindo a demonstração desta e de uma 200mm construída do mesmo modo.

By me

Sem comentários: