quarta-feira, 25 de julho de 2012

Orgulho




Sabemos que o clubismo pode ser terrível!
Ele é aquela frase “Quem não é do benfica não é bom chefe de família!”, ele é as claques, nem todas ordeiras e pacíficas, ele é as agressões às viaturas das equipas oponentes, ele é os parentes que se deixam de falar…
Mas, em regra, esta clubite afecta os grandes clubes.
Depois, há as clubites dos adeptos ou sócios dos pequenos clubes, de bairro, lá da terra, onde joga aquele parente… São clubites de afecto, com ligações permanentes mas quase que por obrigação.
Mas ainda há as clubites do coração, daqueles ócios que defendem o seu clube, mesmo que nunca ganhe uma competição, que fazem gala de se afirmarem como adeptos perante a sanha daqueles que quase se batem depois ou antes de um jogo.
Ser adepto, mesmo perante a constante adversidade é gostar de um clube sem saber dizer porquê, é colaborar com ele mesmo nos piores momentos, é saudar uma derrota com um sorriso e dizer “Estivemos o melhor que pudemos!”
Tenho dois colegas assim, no caso adeptos do Belenenses, a ponto de terem lugar cativo na bancada e de exibirem com orgulho o cartão que a ela dá acesso. E de dizerem “Domingo lá estarei, aconteça o que aconteça!”
Este é o cartão de um deles, daqueles que dizem que gostam de um clube porque sim.
Bom jogo, neste Domingo!

By me

Sem comentários: