Cada fotógrafo
regista o que mais lhe agrada ou salta à vista.
Para uns é o
instante, para outros é a paisagem, para outros ainda são os detalhes…
Em regra, ajustam
o seu equipamento em função deste gosto: a rapidez de focagem, os ângulos
cobertos, as sensibilidades, resoluções, aberturas…
E, quando se
juntam e “gabam” o que usam, vem a lume as câmaras, as objectivas, os tripés,
os filtros…
Mas raro é ouvir
falar naquilo que produz a matéria-prima que usamos para fotografar: luz.
Eu sei que uma
grande maioria das imagens produzidas são feitas usando a luz existente: sol ou
artificial. Mas mesmo nestes casos, raro é falar-se da melhor hora solar para
fotografar, se com o sol em cima ou baixinho, se a descoberto se tapado por nuvens
ou mesmo em zonas naturalmente contrastadas.
Menos ainda se
ouve falar (ou lê nas descrições do fazer das imagens) que tipo de luz foi
usado quando artificial. Se flash se continuo, quantos e com que potências,
posicionados como. Ou que suportes, que tipo de palas, que tipo de difusores, que
tipo de filtros, que tipo de energia.
Por mim, que tanto
gozo me dá trazer para casa um “troféu” apanhado na rua como construí-lo de
raiz debaixo de telha, é a luz – por vezes mais que as circunstâncias e os
assuntos – que me fazem decidir se primo ou não o botão.
Debaixo de telha,
e decidido o conteúdo, a minha primeira preocupação é – sempre – de onde vem a
luz. De cima, de baixo, de frente, lado, trás, se existe uma janela, porta ou
candeeiro imaginário, se tento recriar uma situação, se quero contraste ou
antes pelo contrário… e coloco a primeira fonte de luz.
Umas vezes luz
continua, se tenho assuntos muito polidos e reflexos complicados para
controlar, as mais das vezes flash, que sempre me evitam cabos e acabam por ser
de menores dimensões.
Depois… bem,
depois é controlar sombras, criar volumes, espaço, profundidades, nuances.
É nesse jogo de
conceber aquilo que não está lá que acabo por gastar a maior parte do tempo. E
ter o maior gozo.
Fica a pergunta
provocatória, para os que levam a fotografia um nico mais longe:
Sendo a luz a matéria-prima
do fotógrafo e a perspectiva a sua ferramenta, gastam mais tempo com a primeira
ou com a segunda?
By me
Sem comentários:
Enviar um comentário