sexta-feira, 9 de março de 2012

Cliché a cores




Um dos passos que tive que dar devido à agressão de que fui alvo, foi apresentar queixa nas autoridades. No caso, usei a esquadra da PSP do meu bairro.
Depois de tudo anotado e assinado, recebi um documento que me conduzia à polícia judiciária, onde iria tentar fazer um reconhecimento por fotografia do meu agressor.
Sendo que a queixa foi feita no meu bairro, será esta esquadra, ou a sua divisão de investigação, a tratar do caso, pelo que no documento era pedido que, caso houvesse uma identificação positiva na judiciária, esta fosse comunicada à esquadra da minha zona. Acompanhada dos “cliché(s) a cores”.  
A expressão ficou-me debaixo de olho, que já não a via ou ouvia há muito.
Por “cliché” entendo algo de padronizado, de gasto de tão usado, quase que fora de moda.
Em acabando a função, lá na judiciária, e porque o agente estava sem mais que fazer (felizmente) e tão falador quanto eu, perguntei pela coisa.
Não me soube ele dar uma resposta cabal, que sempre assim se tinha usado desde que ali está, mas acabámos por chegar à conclusão que o significado será esse mesmo: fotografias padrão, feitas sempre da mesma forma, que tecnicamente não variem e que mostrem o assunto, no caso os suspeitos ou investigados, com uma abordagem tipo, sem favorecer ou desfavorecer ninguém. Por outras palavras, fotografias o mais impessoal possível.

Estas, fizeram-me o favor de as fazer a pedido, algures que não numa instituição policial. Para a colecção ficar completa, falta uma de corpo inteiro.
Os números? Bem, e porque não os de um dos irmãos metralha? Que, nos tempos que correm, já não fotografam os detidos a segurar uma chapa numerada, como vemos nos filmes.

Texto e imagem: by me 

1 comentário:

joaquim bispo disse...

Do dicionário Priberam:
clichê
(francês cliché)
s. m.s. m.
1. [Fotografia] [Fotografia] Chapa fotográfica de negativo.
2. Folha estereotipada.
3. Matriz reprodutora de estampas.
4. [Figurado] [Figurado] Molde ou vulgaridade que a cada passo se repete com as mesmas palavras. = CHAVÃO, LUGAR-COMUM