segunda-feira, 27 de julho de 2015

Um livro e um sorriso



Tenho amigos que são beras p’ra xuxu!
Ontem um deles teve o desplante de me mostrar um livro que comprara recentemente. Dei-lhe uma olhada, muito por alto, e fiquei logo babado. Guloso mesmo por ele.
E ele foi bera porque acenarem-me com bons livros é fazerem com que aumente as pilhas de livros interessantes que tenho por ler, em casa, e que o tempo disponível não permite muito acompanhar o seu aumento.
Mas tomei as notas que se impunham e hoje, em calhando passar por uma livraria, entrei e perguntei por ele. Não tinham.
Mas poderiam encomendar. Ou acrescentou-me a empregada, poderia ir ali, ao centro comercial “Tal”, onde existe a livraria “Coisa e tal”, que talvez tenham.
Ficou a olhar para mim quando lhe disse que não iria. E expliquei-lhe:
De cada vez que usamos uma livraria de um centro comercial estamos a retirar negócio às outras livrarias, as chamadas “tradicionais”. Onde existem pessoas que gostam e sabem de livros, e não se limitam a consultar bases de dados internas ou das editoras. Que conhecem autores e obras. Que sabem aconselhar para além do mero negócio de venda.
Continuou a olhar para mim quando lhe enumerei algumas livrarias da cidade, cada qual em sua zona, onde iria pelo livro: “Esta”, Aquela”, “Aqueloutra”, e ainda “Mais esta”…
Estava a sorrir quando saí.

O livro?

O da imagem, se bem que só o refiro porque me foi referida e salivei quando li a contra-capa.

By me

Sem comentários: