terça-feira, 28 de julho de 2015

Livros



Fazer um périplo por lojas, em busca de um artigo em especial pode ser uma frustração.
Em especial se em todas nem conhecem nem consta nas suas bases de dados.
Muito pior se pode transformar se acabamos por perceber que aquilo que não encontramos não consta por questões de conflitos comerciais entre quem representa e distribui, por um lado, e os retalhistas, por outro.
Foi o que me aconteceu hoje. O artigo é um livro, sei que se encontra no mercado (alguém o comprou ontem e é edição recente) e sei nome, autor e editora. As reacções surgem quando, para facilitar a procura, refiro a editora.
“Não trabalhamos com ela.”, é a resposta geral, que ouvi em seis livrarias em Lisboa. Independentes e não ligadas entre si.
Fui ainda remetido para uma outra, uma grande superfície livreira (e não só) que sabem que trabalham com a distribuidora.
Acho que vou entrar em contacto com a casa-mãe, a editora, e contar-lhe o que se passa e porque devem estar com vendas abaixo do esperado por cá.

Em qualquer dos casos, este périplo acaba sempre por ser profícuo. Entra-se em várias livrarias, sente-se o cheiro e o pó dos livros, fala-se com quem sabe e gosta de livros e, por vezes, acaba-se por sair da loja com um ou outro que nem conhecíamos ou que nunca tinha despertado a nossa atenção até agora.
No dia de hoje foram três livros, todos de muito baixo preço.
Este, o da fotografia, ficou na loja.
Por um lado, porque não creio que lhe desse uso; por outro porque o seu preço não pode ser considerado baixo. Em qualquer dos casos, e como se constata, se ficou o livro veio a fotografia.
E se não apenas não me recordo de o ver à venda também me trás recordações distantes e de palato apurado.
A mim, à vendedora que me autorizou o fazer da fotografia e a mais duas senhoras que acharam graça o estar à venda.
Há livros que são para ler, outros para consultar, outros ainda para degustar.

E alguns apenas para serem fotografados e recordados, já depois do sol posto, numa livraria.

By me

Sem comentários: