quarta-feira, 22 de julho de 2015

Riscos e vviaturas



Sabemos que o automóvel invadiu a vida dos cidadãos. As cidades modificaram-se radicalmente em função das zonas viárias.
A tal ponto que a própria existência de peões parece atrapalhar as cidades. Chega-se ao caricato de anunciar com pompa e circunstância a criação de zonas reservadas a peões e de usar as ruas sem trânsito automóvel como referência de qualidade de vida.
Como se tudo isto não bastasse, as próprias regras de uso da viatura no espaço público são liminarmente ignoradas. O peão tem que fazer ginástica, tem que caminhar pelas faixas de rodagem, só ou com crianças, porque os passeios e parques públicos foram neutralizados ou usados como estacionamento por quem não tem uma migalha de respeito pelos demais cidadãos.
Por mim, que sou conhecido por ter mau feitio, alterava as leis e respectivas penalizações.
Considerando a segurança das pessoas, a falta de dinheiro nos cofres públicos e recorrendo às actuais tecnologias de informação, sancionaria viaturas estacionadas nos passeios, nas passagens de peões e nos recortes destinados a embarque e desembarque dos transportes colectivos da seguinte forma:
Uma primeira infracção por parte da viatura e o seu proprietário pagaria a multa estabelecia actualmente na lei. Dividida por dois, caso o condutor do automóvel fosse outra pessoa;
Uma segunda infracção e, não apenas a multa seria quadruplicada da mesma forma como o automóvel seria apreendido por duas semanas, pagando o proprietário todas as despesas de transporte e armazenamento;
Uma terceira infracção e o carro seria confiscado e vendido em leilão, bem como o seu recheio. A multa, a dividir por proprietário e condutor, seria de dez vezes a correspondente à primeira infracção.
Uma quarta infracção, e além do confisco e multa, o proprietário e condutor seriam condenados a pena de prisão efectiva de um ano, não substituível por pena suspensa, multa ou trabalho comunitário. Pena efectiva sem mais.


Quem estaciona a sua viatura em zonas pedonais e, com isso, obriga peões a colocarem a sua vida em risco ao caminharem nas faixas de rodagem não merece contemplações.

By me 

Sem comentários: