sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Comigo não!


Eu sei que a questão é polémica, mas ninguém me convence do contrário:
Não compareço nas exposições do “Word Press Photo”, não recomendo ninguém a comparecer e alunos meus são desaconselhados a irem!
O motivo é simples:
Pese embora a qualidade das imagens exibidas ser, em regra, muito grande, certo é que a sua grande maioria são imagens de tragédias. Guerra, assassinatos, acidentes naturais ou humanos, violência. Algumas, as excepções que confirmam a regra, são de desporto e competições, onde é exaltada a satisfação da vitória.
Acontece que a vida em geral e a fotografia em particular é bem mais que apenas estes aspectos negativos. Outras imagens são produzidas ao longo de um ano para periódicos, desde moda e publicidade, arquitectura, desportos motorizados, passando por publicações técnicas e de eventos.
Algumas destas são de qualidade superior, estando a par com qualquer uma exibida pelo certame.
No entanto só as de desgraças e tragédias merecem ser objecto de exposição e prémios.
Este certame evidencia bem quais os critérios dos editores de periódicos generalistas, quais os critérios aplicados na concepção de uma primeira página. Violência!
No dia em que os organizadores deste prémio decidirem incluir imagens de todo o tipo, das que são objecto de publicação, e não apenas de violência, lá estarei para as apreciar e incentivar a que outros as apreciem.
Até lá, não contam comigo nem com aqueles que eu puder dissuadir de lá irem.

Sem comentários: