sexta-feira, 1 de julho de 2011

Turismo cultural



Ora bem!
Vem um tipo a uma cidade que conhece mas onde não reside. O seu intento é ver exposições de fotografia, entre o que mais apareça.
Tem a certeza de uma, um forte palpite sobre uma segunda, uma séria desconfiança sobre um terceiro lugar. Mas em tratando-se de uma cidade onde estas coisas acontecem sem grandes publicidades exteriores, nada como perguntar. E dirige-se ao posto de turismo, mesmo no centro da cidade, onde já foi a sua entrada sul.
A menina (senhora?) toda sorrisos e técnicas de RP, fica surpreendida com a pergunta: “Exposições de fotografia na cidade? Onde?”
Pede um momento e vai lá dentro, consultar qualquer coisa que está escondida. E, no regresso, informa que não sabe responder. Porque se trata do dia um do mês, a agenda anterior está desactualizada (aliás, já nem têm nenhuma) e a do novo mês ainda não chegou. Acrescenta que, se consultar a internete lá se encontrará qualquer coisa.
É ela, e a colega que entretanto veio tentar ajudar, confrontada com: “Mas não sabe de mais nada, para além de “Lugar tal”, “Lugar qualquercoisa” e “Lugar acoli”? Pois nem uma nem outra sequer sabem que naqueles lugares costumam existir exposições de fotografia, formais ou nem tanto. Já quanto ao hotel “Fulano de Tal”, o melhor mesmo é telefonar para lá, ou consultar a interenete, que eles informam.
Não lhes disse que fossem elas mesmas consultar essa tal de internete, que era para dar informações que ali estavam. Tal como não lhes disse que, na mochila pendurada nas minhas costas estava o tal computador para acesso à tal de internete.
Saí do posto de turismo a saber exactamente o mesmo que sabia quando entrei: muito pouco sobre exposições de fotografia na cidade e o que já sabia sobre o que este posto de informação turística tem para dar aos viajantes que não os que procuram os museus clássicos, as feiras de artesanato ou de gastronomia e sobre hotéis. Nada sabem e nada fazem para saber, que cada um que se desenrasque.
Qual a cidade? Coimbra, em Portugal. E no seu melhor!

Texto e imagem: by me

Sem comentários: