segunda-feira, 2 de julho de 2018

Pequenas preciosidades




Não pensava em gastar dinheiro mas, numa banca de uma feira de rua, tropeço neste livro.
Achei-lhe graça, discuti um nico o preço e acabei por o trazer.
O adquirir livros usados, tal como fotografias, é permitir viajar um pouco na história. Não apenas o conteúdo (no caso uma das “bíblias” sobre iluminação cénica) mas também sobre quem o adquiriu originalmente, caso esteja identificado. Está.
Tratou-se de uma figura medianamente grada no seu tempo (1924-1998) e no seu campo de actividade, que incluía o teatro. Umas voltinhas pela net e a preciosa ajuda de alguns amigos permitiram-me dar com a coisa.
Quanto ao livro, numa edição americana de meados do séc. passado, tem sido repetidamente publicado e usado em instituições de ensino de artes cénicas. Hoje o seu interesse prático será reduzido, considerando a evolução dos meios de iluminação e as estéticas em uso, mas não deixa de ser a base teórica do que pratica.
Discutido o preço na banca de feira, comprei-o por 3 euros. Pesquisando na net, constato que se vende por preços que oscilam em torno dos 200 dólares.
Interessante de ver, também, é como o grafismo das ilustrações se manteve inalterado neste género de obras durante tantos anos. Os critérios sobre o que seria um livro didáctico e as técnicas de impressão não permitiam muito mais a preços acessíveis. Um bom exemplo disso são as publicações da editora “Focal Press”, com razoável divulgação por cá em tempos e que, de acordo com o que encontrei, terá mais de 1200 obras, técnicas ou não, publicadas no campo da fotografia e cinema.

Independentemente do seu valor material, e depois de o deglutir em chegando o momento (a fila dos “para ler” é grande), sei que fiquei bem mais rico.



By me

Sem comentários: