Depois, fiquei a olhar
para ela e a perguntar-me: “Para que serve?”
E quando acabei por me
recordar da frase, mais que batida e de uma fábrica de películas “Para mais
tarde recordar”, fiquei com uma outra pergunta a atazanar-me a cabeça:
“Então se aquilo que me
fez guardar algo para recordar era suficientemente importante para eu ter o
cuidado de me não esquecer, não serei eu capaz de guardar isto na minha própria
memória, com tudo o mais que a fotografia não mostra - cheiros, sons,
paladares…?”
Dessa data para cá fiz
muitos milhares de fotografias. Umas porque quis, outras porque mo pediram. Mas
nenhuma delas para mais tarde recordar.
Que, se a minha memória o
não guarda, então não é importante.
As imagens que produzi
neste entretanto foram, acima de tudo, pelo meu prazer de ser capaz de fazer
uma imagem contendo algo que fosse passível de me agradar e, eventualmente, de
agradar a terceiros. E que contivesse uma história, explícita ou implícita, que
eu quisesse que outros a ela acedessem.
Quanto ao resto, prefiro
guardar em mim.
Para me não esquecer,
tenho blocos de apontamentos, escritos com luz ou com tinta: nomes, endereços,
ideias a trabalhar posteriormente… Mas não são fotografias: são instrumentos de
trabalho.
Que eu sou tudo aquilo
que fui. E o que tenha esquecido de pouca monta será.
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