sábado, 14 de julho de 2018

Jornalistas e jornaleiros




Morreu Manoel Caetano.
Pouco importa as simpatias ou antipatias que se pudessem ter pela pessoa, tanto pelo seu trabalho como pelas eventuais ligações que pudesse ter tido com o antigo regime. Por opção ou apenas por questões de laços de parentesco.
O certo é que foi figura conhecida no pequeno ecrã de antes e de depois da revolução.
Soube-o quase que por mero acaso e fui dar um “voltinha” pela comunicação social para saber o que se dizia sobre ele.
Constatei que a agência Lusa tinha emitido umas poucas linhas informativas de obituário e exéquias e que elas foram replicadas por todos ou quase todos os jornais. “Ipsis verbis” ou alterando a sua ordem sem acréscimos.
Não vi nenhum que tivesse feito um trabalho sobre ele, pesquisando a sua vida ou recolhendo testemunhos. Nem mesmo as estações de televisão se deram a esse trabalho, limitando-se a recorrer a imagens de arquivo.
A única nota pública que o tratou diferentemente encontrei-a no site da presidência da República: duas linhas de lamento e condolências à família. Ponto final.

Não me recordo de me ter cruzado com ele na minha infância ou juventude. É muito provável que sim, considerando diversos factores. Sei que me cruzei com ele profissionalmente há uns anos. E recordo a emoção de ter estado, assim tão de perto, com uma figura que entrava em minha casa pela janela aberta para o mundo todos os dias. Emoção rara, considerando o meu ofício e todos aqueles que já passaram pela minha objectiva.

O passado não se apaga. Podemos gostar ou não dele, podemos tê-lo relegado para aquele canto da memória ou dos arquivos onde não queremos mexer. Mas não se apaga.
É pena tratar-se o passado com a displicência deste caso. A notícia foi dada quase como que se de um frete se tratasse, uma obrigação legal.
Considerando a emoção com que outras mortes são tratadas por jornalistas e jornaleiros, goste-se ou não do Manoel Caetano, ou bem que se lhe dava a relevância que teve em Portugal ou bem que se podia nem abordar o assunto da sua morte.


By me

Sem comentários: