segunda-feira, 16 de julho de 2018

Cidadania militante




- Porque é que nunca usas os canais de validação das pontas, no metro?
- Por vários motivos.
Por um lado porque há sempre gente cheia de pressa e os das pontas estão sempre mais perto das escadas. São os preferênciais para quem tem pressa. Como raramente tenho, cedo-os a quem tem.
Por outro, e sendo que os das pontas são os mais usados, tento distribuir o desgaste do equipamento. E como numa das pontas está o canal para cadeiras de rodas e outros grandes volumes, e como só há um desses, evito contribuir para uma eventual avaria, tentando que esteja mais tempo disponível para quem, efectivamente, dele precise. Eu não preciso.
Sabes, ser cidadão e ser solidário não é, do meu ponto de vista, apenas um discurso bonito e bem sonante. Tem que ser algo que pratiquemos no quotidiano, de forma anónima e sem o apregoar. Mas válida para a sociedade.
É assim como o usar os contentores de lixo especializado ou não cuspir para o chão.
E se agora conto isto, não é para me valorizar. É, antes sim, para mostrar que há outras formas de existir menos centradas no nosso umbigo e mais vocacionadas para a cidadania. Sem publicidades individuais ou louros privados.

Melhor que qualquer discurso são os exemplos.



By me

Sem comentários: