sábado, 1 de outubro de 2011

Um Graffity do Caral...



Sobre os Graffitis haverá sempre, pelo menos, três tipos de opinião: a de quem os faz, a de quem os vê, a dos donos do imóvel onde são feitos.
Por mim, encontro-me no segundo grupo e, as mais das vezes até que gosto do que vejo. Para já não falar que entendo o Graffiti como a arte remanescente dos vetustos pintores rupestres, e completamente livre da tirania da moldura ou enquadramento. Mas isto já são outras estórias, que a de hoje é mesmo sobre o que aqui vedes.
Ia eu para o restaurante ”Oito Dezoito”, que fica ali na baixa lisboeta, onde esperava ver uma exposição fotográfica. Fica a recomendação de serem trabalhos de Joost De Raeymaeker, e que valem a pena ser vistos.
Fosse como fosse, na parede exterior do restaurante encontra-se esta frase. Registei-a, sendo “caçador de graffitis”, mas já no interior questionei o empregado sobre a mesma.
Veio então a parte gaga da coisa.
Contou-me ele que o local tem três meses de funcionamento. E que durante todo este tempo já bem umas quinze vezes que limparam a parede e que alguém voltou a escrever, sempre o mesmo.
A dedução lógica é que se trata de alguém residente na zona e não os graffiteiros habituais, que estes não se dão ao trabalho de tantas vezes repetir a afirmação e no mesmo local. E, ao que me foi dito, há suspeitas de alguém das imediações, já nada novo, e que não é conhecido por ser bom vizinho. Tal como me foi adiantado que será, em breve, colocado um sistema de vigilância (legal) para encontrar com a boca na botija, perdão, com a mão na lata, o autor engraçadinho de tais dizeres. Até lá, disseram-me, não mais limparão a parede.
Diria eu que mais valia não a limparem de todo. Não que simpatize com este tipo de escritos na parede. A violência, física ou verbal, é a mais pura das manifestações de ignorância, e esta não é excepção. Mas, convenhamos, saber que um restaurante recente, que até tem bom aspecto (nada sei da comida ali servida) tem esta “publicidade” gratuita até que nem é mau de todo. Que esta também se faz com teasers, este é um dos mais incisivos.
Em qualquer dos casos, um destes dias passarei por lá para ver se já deram como tipo de, de caminho, saber a que sabem os pratos ali servidos.

Texto e imagem: by me

Sem comentários: