domingo, 9 de outubro de 2011

Pensando um pouco




E é que nem é preciso pensar muito!
A História, digamos que dos últimos 150 anos, diz-nos que as ditaduras individuais ou colectivas falharam. Redondamente, ou não fossem elas ditaduras.
A mesma História diz-nos que as democracias contemporâneas, passivas que são, estão igualmente a falhar em toda a linha.
As justificações para estes factos encheriam pilhas e pilhas de livros mas não mudariam o essencial: falharam ou estão a falhar!
Por outro lado, é fácil constatar que os comunismos e socialismos de estado falharam, da mesma forma que os capitalismos e os neo-liberalismos estão a falhar em tudo quanto é sítio. O simples facto de alguém, individual ou colectivamente, gerir a posse de bens que nem sequer são seus porque não os produziu sempre falhou. Conta-nos a História dos mesmos 150 anos ou qualquer outra que consideremos.
Todos os sistemas de organização da sociedade e de gestão de bens têm falhado ao longo da História, recente ou não tanto.

Resta-nos, e até que alguém pense em algo melhor, esquecermos a organização social e a existência da posse de bens.
Isso ou continuarmos com grilhetas factuais, morais ou contratuais, a limitar a existência e felicidade de cada um. E a continuarmos a ser um rebanho produtor de lã que alguns poucos tosquiam para se aquecerem no Inverno.

Texto e imagem: by me

1 comentário:

joaninha versus escaravelho disse...

Há muitos anos li (não sei onde nem quem escreveu):"Somos um povo de gado manso, polido e tranquilo".
Ficou-me na memória. As suas palavras dizem o mesmo.
Gostei muito deste post.