domingo, 20 de março de 2011

Sapato fumador



A minha caça a sapatos abandonados na rua tem, ocasionalmente, situações caricatas.
Este foi fotografado hoje de manhã na minha rua, a meio caminho entre o meu prédio e o café onde vou buscar a cafeína e o açúcar que me hão-de fazer ficar acordado.
Esse trajecto faz-se invariavelmente (a menos que chova) de câmara no ombro, não vá dar-se o caso, como hoje.
Dei com o dito entre os contentores de lixo e os eco-pontos. Mesmo de cigarro na mão (não o iria desperdiçar) registei. E, antes de completar os 30 metros que me separavam do café, olhei em redor, por via de carros que se aproximassem.
Não vinha nenhum, mas vinham dois casais, cada um de seu extremo da rua, suponho que também em busca de um café matinal.
Segui eu para onde queria mas, já ao balcão e p’la janela, fiquei vendo o que se ia passando na pacatez da manhã dominical.
Pois os casais, à vez que estavam a distâncias diferentes do local do crime, foram espreitar o que me havia feito parar e fotografar. E olharam, e circundaram, e olharam de novo para as caixas e sapato, bem como para o meu lado, como se, de onde eu estava, lhes fosse dar uma pista sobre o que havia feito. Não dei.
É por estas e por outras que a minha fama por aqui não é das mais lisonjeiras e que, volta e meia, sou abordado por algum vizinho, como ontem, que ganha coragem e me pergunta se sou fotógrafo de algum jornal ou coisa assim, andando sempre de câmara no ombro.
Isto da necessidade de se ter tudo bem arrumadinho na cabeça e de se dar rótulos a tudo e todos…

Texto e imagem: by me

3 comentários:

Pedro disse...

Posso perguntar que máquina usa para tirar estas e outras fotos?

JC Duarte disse...

Pode perguntar, mas seria mais fácil se eu soubesse quem pergunta, deixando o seu perfil visível.
Nestes últimos tempos uso uma Pentax K7, variando de objectiva conforme a que trago comigo de momento. Ocasionalmente saio com a Pentax K100D, idem em relação às objectivas. Se não estou para ter muito trabalho, uso a minha câmara de cinto, uma Samsung S1060, uma câmara "iddiot proof", mas que funciona bem como bloco de apontamentos e um pouco mais.

Pedrocas disse...

Obrigado pela resposta. Desconhecia que o meu perfil se encontrava interdito, pelo que já corrigi tal situação.