terça-feira, 29 de março de 2011

Não há nada como realmente



EUA devem agir quando os seus "valores são ameaçados
Os Estados Unidos devem agir quando "os seus interesses e os seus valores" são ameaçados, afirmou segunda-feira o presidente Barack Obama para justificar a intervenção norte-americana na Líbia.
No entanto, Obama mostrou-se "consciente" dos "riscos e dos custos" colocados por tal operação.
"Conscientes dos riscos e dos custos de uma ação militar, estamos naturalmente reticentes face ao uso da força para resolver os problemas mundiais. Mas quando os nossos interesses e os nossos valores são ameaçados, temos a responsabilidade de agir", afirmou o presidente Obama.
"Foi o que aconteceu na Líbia", acrescentou Obama, durante uma alocução televisiva na Universidade de Defesa Nacional em Washington, sublinhando que "há gerações que os Estados Unidos desempenham um papel único na segurança mundial e na defesa da liberdade".

In: Diário de Notícias


Com base nestas declarações, convém que todos, repito, todos estejamos muito atentos ao que fazemos, dizemos ou até, quem sabe, pensamos ou escrevemos na web (já nem me refiro ao uso do telemóvel!).
Corremos o risco de pôr em causa ou ameaçar os valores ou interesses dos Estados Unidos.
E, já agora, a que “Liberdade” se refere Obama? Àquela que o povo Palestiniano vive? Àquela que é o quotidiano na Coreia do Norte? À que os Machupe sentem, no sul do Chile? Kurdistão?
Ou a Liberdade só é defensável além fronteiras se sob os pés dos oprimidos jazer petróleo?
Por favor! Se fazem o que fazem, ao menos não venham com argumentos falaciosos.

Comentário: by me
Imagem: algures na web

Sem comentários: