terça-feira, 15 de março de 2011

À nora



Depois da “geração à rasca”, temos agora os “camionistas à brocha”!
Mas se os primeiros encheram avenidas pelas cidades do país, estes enchem os estacionamentos de pesados p’lo país.
E se a geração à rasca fez festa nas ruas, com música, faixas, cartazes e a energia própria da maioria dos presentes – jovens -, os camionistas à brocha lançam frases de protesto nem por isso simpáticas de ouvir (mesmo que não seja directamente connosco), fazem ameaças veladas por palavras e gestos, confrontam-se com as “forças da ordem”, que não sabem se estão à rasca se à brocha mas que cumprem ordens.
E se a geração à rasca fechou avenidas, fez o que tinha que fazer e o país seguiu o seu curso, melhor ou pior, os camionistas à brocha estão a fechar o país, com o bloqueio ao trânsito de mercadorias e passageiros.
Grave mesmo é que aqueles que não da geração à rasca nem camionistas à brocha encheram-se de medo e estão a piorar as coisas: vão correndo (ou andando se a idade não permite mais) para as lojas e bombas de gasolina e açambarcam. Enchem os depósitos e carrinhos de compras e quem quer que queira fazer a sua vida, mais ou menos normalmente, vai dando com stocks esgotados.
No Domingo, após as notícias confirmadas que a paralisação dos transportes de mercadorias iria acontecer, vários foram os que encontrei que me perguntaram se não me iria abastecer de comida, não fosse dar-se o caso… Hoje, e apesar de ser terça-feira e meio do mês, bem vi na rua vizinhos com anormais quantidades de sacos de compras… E as notícias vão dando conta do mesmo, com mais ou menos exageros, com mais ou menos sonegação de detalhes.
O que me está a deixar mesmo fora de mim, e para além destes medos e exageros (quem viveu os anos de 74 a 78 sabe como isto são contos para meninos de mama) é que já não vou encontrando tabaco. Pelo menos do que gosto e uso.
Se esta situação que estamos a viver, que de complicada não tem nem a sombra – ainda – servir para alguma coisa, que seja para que deixem de fumar!
Mas que estamos à rasca, à brocha, à nora e muitos outros “à…”, isso estamos. Mas não façam por piorar as coisas, por favor!

Texto e imagem: by me

1 comentário:

Anónimo disse...

Livro “Saude 24 horas” – guia de saúde para todos com soluções e dicas para mais de 100 problemas de saúde, Gripe, constipações, febre, tosse, garganta inflamada, colesterol, tiróide, diarreia, obstipação, queimaduras, bebés, grávidas, contracepção, menstruação, disfunção, entre outros. Plataforma de apoio www.saude24horas.net. Deplanobooks editora.

www.saude24.net agora em livro, livro Saude 24 horas, de Carlos Edgar