quinta-feira, 3 de março de 2011

Não adianta



“Não adianta dar murro em ponta de faca!”
Esta expressão, que tenho por oriunda do Brasil, é por si só tão explícita que dispensa comentários.

“Não adianta tentar fazer omeletas sem ovos!”
Expressão popular, que já por diversas vezes foi tentada desmistificar. Em pacote, em pó, liofilizados ou pasteurizados, ou bem que a matéria-prima era o velho ovo ou não se conseguiram obter omeletas.

“Não adianta esperar que a juventude se deixe ficar tranquila e conformada!”
Desconheço se esta expressão consta de algum manual de psicologia ou sociologia, mas a verdade é que é da inquietude e do inconformismo juvenil que surgem grande parte das novas ideias e criações. E que arejam velhas cabeças empoeiradas!

“Não adianta contar com empresas e povos bem geridos e livres se no topo da pirâmide existirem mentecaptos ou autocratas!”
Ignoro se esta expressão foi incorporada nalguma compilação de frases feitas, populares ou não. Caso não conste, convém que rapidamente se preencha essa lacuna.
É que todos sabemos da história recente ou não tanto, próxima ou distante de nós, o quanto isto é verdade. Algumas medidas, despoticamente tomadas ou inconsequentemente avaliadas, podem parecer oportunas ou adequadas, mas com o passar do tempo demonstra-se exactamente o oposto.

“Não adianta decretar a lei da rolha!”
Esta expressão provavelmente não é original mas, e até demonstração em contrário, reclamo-lhe a paternidade.
Numa sociedade virada para a comunicação e informação, onde a comunicação social é, efectivamente, o quarto poder e bem forte, tentar silenciar as bocas ou consciências é um acto fútil. E perigoso!
Por motivos pessoais, corporativos ou políticos, por vingança ou ambição, dando a cara ou no mais cerrado anonimato, a fuga de informações, a denuncia, a calúnia, o soar das trombetas ou a coscuvilhice continuarão a proliferar.
E quer seja por decreto ou normativo, em público ou em privado, ordem de serviço ou despacho, explicitamente ou como ameaça velada vociferada numa discussão… A lei da rolha é inconsequente.

Não adianta!


Texto e imagem: by me

Sem comentários: