sábado, 19 de março de 2011

11.000.000 de euros



Muito se vem falando nestes tempos conturbados que atravessamos sobre a crise e a falta de dinheiro nos cofres do estado.
Pois eu tenho uma solução relativamente simples de aumentar a receita para os cofres do estado, sem aumento de despesa, em que essa receita se basearia no cumprimento das leis vigentes e na contribuição dos cidadãos faltosos: aplicação das coimas aos infractores ao código da estrada.
Pensando apenas na cidade de Lisboa, se se colocassem nas ruas 30 patrulhas de dois agentes com funções específicas de identificar e multar quem estacionasse indevidamente o automóvel ou conduzisse usando um telemóvel, considerando vinte e dois dias de trabalho por mês, oitenta multas por dia e usando os valores intermédios das coimas previstas, seria arrecadada a módica quantia de 11.616.000 Euros em seis meses.
Esta contribuição seria justa, já que desta forma contribuiriam apenas aqueles que entendem que as leis se aplicam a todos excepto a eles mesmos.
E se a lei existe, ou bem que é cumprida em toda a sua extensão, sanções incluídas, ou mais vale apaga-la dos livros, porque inútil.
Além do mais, a segurança de veículos e peões seria notavelmente aumentada, com menos acidentes e consequentes recursos aos serviços de saúde. Menos despesa e maior produtividade.

Texto e imagem: by me

Sem comentários: