segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Extérieur niut



Podia ter fotografado a capa. Ou uma imagem do interior, das muitas e fortes que tem.
Preferi ir à net, onde qualquer um pode ir, e escolher uma das que lá estão. É só procurar.
Trata-se de uma fotografia do trabalho “Extérieur nuit”, de Jane Evelyn Atwood.
Não conhecia eu nem a autora nem o trabalho, admito. Aquilo que não conheço encheria uma enorme biblioteca e vou fazendo por a encher, mas devagarinho.
Desta feita foi com alguns que vieram comigo da Feira do Livro da Fotografia, que terminou ontem. E, dos muitos que lá estavam e que gulosamente fui vendo, tive que fazer escolhas. Uma delas não poderia deixar de ser este. Não poderia mesmo deixar de ser.
Esta senhora teve a coragem de fazer aquilo que não sou capaz: fotografar cegos.
E se tenho alguns escrúpulos em fotografar desconhecidos (já por aqui o atestei e expliquei) mais ainda tenho em fotografar cegos. Em fazer algo a alguém que, sabendo-o ou não, consentindo-o ou não, nunca poderá usufruir do que lhe faço: um retrato.
Sei que existem métodos de passar fotografias para três dimensões, como se de Braille se tratasse. Já visitei uma exposição onde obras dessas estavam à disposição. E fi-lo de olhos vendados, tentando “ver” com a ponta dos dedos. Um fiasco, naturalmente.
Mas a esmagadora maioria de quem não vê não poderá ter acesso a esta forma de reprodução. Até porque pouco mais que experimental.
Donde: fazer algo a alguém, mesmo que o saiba e consinta, e que nunca poderá consumir ou sequer saber de que se trata… é algo que me arrepia e que me tolhe os movimentos e a alma.
As fotografias são poderosas. Pelas expressões, pelas poses, pelos gestos e movimentos, por aquilo que está a acontecer.
Mas muito mais que isso, são poderosas porque o que acontece, no acto de fotografar, é algo que lhes escapa.

Este livro ou obra serve-me para me mostrar até que ponto as minhas próprias limitações vão. Cada uma daquelas imagens enche-me a alma, mas eu seria incapaz, suponho, de as fazer.
Procurem-nas e vejam-nas. Devagar, como se no lugar dos vossos olhos, fossem os vossos dedos que vissem todos os cambiantes de claro/escuro que ali estão. Tentando imaginar tudo o que antecedeu e sucedeu ao clic da câmara. O que são ou foram as vivências dos retratados. O que foi cada acto fotográfico.
E, no final, não pensem em “coitados deles”. Pensem antes em “coitados de nós”, que nos queixamos de barriga cheia e usamos a luz e a câmara para dar vazão ao que sentimos.


Boas fotos!

Texto: by me
Imagem: by Jane Evelyn Atwood

Sem comentários: