domingo, 14 de dezembro de 2014

Livros e livrarias





Por vezes canso-me de me ouvir. Mas há conversas que há que repetir, vezes sem conta, para diversas pessoas. E são muitas com quem troco estas palavras.
Em alguém dizendo-me “Tenho que ir à loja XXX (Grande Superfície) comprar o livro tal.”, respondo:
“Se fosse a ti ia a outra livraria, mais pequena, talvez mesmo de bairro. Estou certo que se não tiverem to arranjam. E a diferença de preços não será nada que se note por demais, se a houver.
Mas, com isso, estás a ajudar a que a diversidade do comércio em geral e das livrarias em particular exista, com variados editores e autores à disposição e não apenas os que as grandes superfícies como essa entendem que devem vender.
Para já não falar na simpatia que, em geral, se encontra nessas lojas mais pequenas e que não é frequente nessas superfícies.
Além do mais, essas lojas têm por empregados pessoas que sabem de livros e autores, que gostam do que vendem, que nas horas soltas estão a ler e não num qualquer gadjet electrónico. “

Costumam ficar a olhar para mim meio de lado. E sei que, nalguns dos casos, a conversa colhe frutos.
Bem hajam os que procuram as livrarias pequenas e alternativas!

By me

Sem comentários: