quinta-feira, 21 de junho de 2012

Um nico




Conheço a minha rua e arredores razoavelmente bem. Em particular as trajectórias do sol, bem como as marcas de sombra que vai deixando.
Assim, é-me fácil saber em que ponto o sol cruza o horizonte em cada estação do ano, mais ou menos uns graus, entenda-se.
E hoje o sol deve ter ficado escondido algures ali, onde o clarão é mais forte. A minha convicção disso é tal que acredito que esse clarão, captado 5 minutos depois da meia-noite, seja o restinho que nos deixou, para que, quem para ele olhar nesse momento, saiba que este é o momento em que nos encontramos mais perto um do outro. Ele, na sua plenitude, e nós, na nossa insignificância.
Este momento único no ano, tal como o seu oposto – o solstício de Inverno, são duas das datas que deveriam ser celebradas seriamente em todo o globo. Tal como os dois outros momentos raros: os equinócios.
Sabemos que são celebradas desde que o Homem foi capaz de olhar para as estrelas e pensar sobre elas. E passar o que pensou e descobriu de uma geração para outra, mesmo antes, muito antes, de ser capaz de escrever ou cantarolar a tabuada.
As civilizações, com as suas ciências, filosofias, artes, teologias e sistemas políticos passam. Que o Homem é efémero. Já os Solstícios e os Equinócios, esses, enquanto houver sistema Solar continuarão a acontecer, façamos nós o que fizermos.
Vale a pena pensarmos no que somos e no que fazemos, neste nico de tempo nenhum em que cá estamos.

By me

Sem comentários: