sexta-feira, 4 de maio de 2012

F.




Quinze mil quilómetros em onze anos. França, Espanha, Itália, Portugal.
É esta a história recente de F., setenta anos, alma errante num corpo errante, de Bordéus.
Parei a admirar-lhe o bordão e a conversa seguiu na sua língua nativa, que mais não sabe. Procurava ele, que mo perguntou, por um hotel barato, que os da zona da Gare do Oriente são caros.
Em trânsito a caminho de Fátima, de onde rumará a Santiago, contou-me que o tem feito porque… bem, há intimidades que só o próprio pode contar e se o quiser.
Perguntei-lhe se era feliz assim, fazendo-o. Respondeu-me com um meio sorriso, que não o fazia por ele. Que foi o mesmo que dizer que sim.
Deixou-me, seguindo para a boca do metro, carregando a sua mochila, os seus símbolos e a sua fé. E eu deixei-me ficar, com um tesoiro guardado na câmara e a caneta tomando notas para que a memória me não atraiçoasse.
Mas também fiquei com a satisfação de ter conhecido, ainda que muito fugazmente, alguém que cumpre um destino definido e por si traçado.
Mesmo que por motivos nada agradáveis, como os de F., deve ser uma felicidade poder fazê-lo!

By me

Sem comentários: