sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Pequenas mentiras




Não acredito em soluções milagrosas nem em fórmulas infalíveis!
Mas que algumas de tal se aproximam, lá isso é verdade.
Por mim, encontrei algumas respostas práticas para situações que podem provocar incómodo ou aborrecimento. Tenho-as usado amiúde e sempre com sucesso.
Uma delas é o que faço quando sou abordado por missionários de uma qualquer confissão religiosa. Respeito as suas crenças e não quero ser rude para com eles. Acontece, porém, que alguns conseguem ser insistentes para além da boa educação e, sabemos, toda a acção tem uma reacção.
Nessas circunstâncias, e antes que quem me aborda possa ir muito longe no seu discurso previamente ensaiado, costumo assumir um ar meio beatífico, de mãos postas, e esclarecer que, ainda que conheça os seus preceitos, professo a religião Shintoísta. Remato com um “bem-haja”, sempre de mãos postas, e uma pequena vénia.
Ficam sempre atónitos, sem resposta que me dêem, pelo que vão à sua vida e eu à minha. É uma mentira que digo mas tem perdão, já que evita que a conversa se prolongue com aborrecimento da minha parte e um fim de conversa eventualmente abrupto.
Uma outra solução que encontrei acontece à porta de casa. Os vendedores de serviços de comunicações são particularmente insistentes nos seus argumentos e é muito raro aceitarem um “não estou interessado” sem tentarem vender o seu produto. Sei que estão a tentar ganhar a vida honestamente, mas poderiam ser menos incómodos.
Para evitar conversas compridas, costumo dizer-lhes, logo à cabeça, que o serviço que tenho é-me pago pelo meu patrão. E que se tiverem algo que me fique mais barato, estou na disposição de ouvir.
Vejo-lhes um sorriso amarelo nos lábios, sinto-lhes a mente em busca de uma resposta padrão para me darem e acabam por fazer aquilo que quero: despedirem-se sem mais conversa.
Uma vez mais é uma mentira, que algumas vezes ambas as partes sabem que é, mas sempre evita que eu dê informações que não quero dar, bem como eles ouvirem uma negativa após gastarem o seu tempo de vendedores.
Sei que nestas situações estou a enganar quem me aborda, mas eu também nunca afirmei que não mentia!

Texto e imagem: by me

Sem comentários: