segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Flor azul



Um tipo acorda p’las três e meia p’ra ir ganhar o pão com o suor do seu rosto.
É uma frase verdadeira e falsa ao mesmo tempo, já que não trabalho num forno de pão, mas isso não impede que o meu rosto sue como se lá trabalhasse.
A última vez que vi o céu, antes de mergulhar na escuridão do buraco em causa, ele mostrava-me, sem gráficos ou valores numéricos, o que é temperatura de cor e de como ela varia, do laranja vivo ao azul profundo, passando por um branco puro. Literalmente.
Algumas horas depois, volto a olha-lo. Está azul pálido mas o sol, esse monstro energético, mostra-nos aquilo de que é capaz, aquecendo tudo e todos os que estão no seu caminho, mesmo que a oito minutos-luz de distância.
Apesar disso, respiro de alivio, p’lo contraste com a escuridão de forma e conteúdo em que estive mergulhado tanto tempo. E, para limpar a alma, “agarro-me” a uma pequena e singela flor azul. Qualquer coisa serve, para uma higiene mental, nestas ocasiões.
Em olhando p’ra ela, em contra luz e com os seus cambiantes coloridos por via disso, fico a pensar que os insectos gostam de flores azuis e vão lá buscar aquilo de que se alimentam. Agora nós, humanos, evitamos, quase como o diabo a cruz, o azul da nossa alimentação.

Nota extra: como uma folha de papel reciclado pode ser útil, conjugada com uma câmarazita de bolso.

By me 


Sem comentários: