domingo, 4 de novembro de 2012

Viagem




Em Belém, Lisboa, entre o Monumento aos Descobrimentos e o Museu da Electricidade, há uma estação fluvial.
Liga ela a margem norte, Lisboa, com a margem sul, Porto Brandão e Trafaria.
Estando eu nas imediações e necessitando de recorrer a um sanitário, lembrei-me do lugar e fui.
Caramba!
Não querendo eu embarcar, acabei por fazer uma viagem no tempo. Uns quarenta anos, pelo menos.
É que, tirando algumas modernices como torniquetes para passageiros e máquinas automáticas para bilhetes, bem como caixilhos de alumínio nas janelas e outras minudências, o diabo da estação está como a sempre conheci.
E, olhando para estes bancos de madeira, puídos de muitos rabos e costas, consigo imaginá-los repletos de gente, eles de chapéu preto, elas de lenço, cestos de vime com tampa, sacos de pano e corda, alguma criação, vento e chuva lá fora escorrendo nas vidraças, o apito do aviso de atracagem… O que estes bancos e paredes teriam para contar, se alguém os questionasse!

Espero que os ataques de modernidade, conjugados com as crises, reais ou não, mantenham esta estação incólume. E que, mesmo que se chegue ao ponto de suprimir o tráfego fluvial nesta linha, que a estação seja mantida para memória dos vindouros. Que os alumínios e os plásticos são bonitos mas terraplanadores do passado.


By me

Sem comentários: