quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Fruta da época




Acontece de uma forma mais ou menos consistente ao longo de todo o ano. De quando em vez, mas ao longo de todo o ano.
Claro está que nesta época se multiplica por muito, sendo quase diário.
E, se para mais nada servisse, seria um comprovativo de que o Homem é um animal, com comportamentos típicos de tal. No que isso possa ter de bom e de mau.
No caso vertente é a atitude do bando, da alcateia, da manada, da matilha: funciona muito melhor e em segurança quando em grupo.
Refiro-me, como é lógico, aos dixotes que oiço a propósito das minhas barbas e cabelos e a relação com o Pai Natal.
A frase habitual é “Olha o Pai Natal!” O que varia é o tom, umas vezes dito quase que em tom de agressão (afinal, o que é diferente intimida e merece uma advertência), outras para provocar o riso por entre os demais que cercam o autor (afinal, há que marcar posição no grupo).
Dependente do tom, do lugar, do grupo e, principalmente, da minha própria disposição, assim reajo ou ignoro. Mas quando reajo…
Estaco na minha caminhada, rodo nos calcanhares como praça na parada, e dirijo-me ao grupo. Em tom circunspecto e de dedo indicador erguido, afirmo com vigor:
“Olhe que não sou o Pai Natal, ouviu?”
Pausa teatral controlada, e continuo, agora em tom confidencial, meio paternalista:
“Sou o Coelho da Páscoa, mas estou disfarçado.”
E, ainda antes que possam reagir, rodo novamente e sigo caminho.
Os risos ou gargalhadas que oiço e quase vejo, porque de costas, justificam em pleno os segundos, poucos, deste meu parar na vida. Ou, se preferirem, neste meu investir na vida!
Porque, confesso, conseguir provocar e ouvir e ver um sorriso, riso ou gargalhada em desconhecidos é uma das formas que tenho de viver.
Manias, que querem.

By me

Sem comentários: