domingo, 26 de janeiro de 2014

Oh chefe



Certo! Não gosto que me tratem por “Oh chefe!”
Porquê?
Bem, esta expressão, tal como a “Oh patrão!” acabam por ser uma negação de superioridade da pessoa a quem se dirige.
Era usada por subalternos e escravos libertos quando, dirigindo-se aos ex-patrões/chefes ou donos, lhes queriam fazer ver que já não o eram e que os papeis se tinham invertido.
Tratar alguém por “chefe” ou “patrão” não o sendo é, com uma expressão auto-submissão, afirmar o contrário.
Fazer um pedido a um desconhecido usando um vocativo deste género, é transformar um pedido numa ordem.
E quando um desconhecido assim me pede um cigarro está a tentar “ordenar-me” que o dê. E não gosto!
Dou o que quero, quando quero e se quero. Ordens ou ameaças travestidas de pedido, mesmo que sub-reptícias, comigo não funcionam.


By me

Sem comentários: