Tentando compensar uma razoável dose de amargura que ontem me
invadiu, que se mantém animicamente mas que racionalmente quero dissipar,
pensei hoje virar-me para coisas doces. Se possível.
E fiz a imagem que se vê.
Mas as ideias andavam com pouca consistência e fui dar uma olhada
em conceitos e definições para lhes encontrar solidez. E dou com isto:
“Hipócrates, o pai da medicina
no século IV a.C., formulou a teoria humoral acreditava que a bile
amarela estava associada com a raiva (humor colérico) enquanto a bile negra
estaria associada à melancolia. Essa foi a teoria
sobre funcionamento das emoções e é aceite até hoje pela medicina oriental e
alternativa. Segundo ele, associando a bile amarela, bile negra, sangue e
fleugma, respectivamente, ao fogo, terra, ar e água, esses humores
predominariam em determinada estação do ano, isto é, verão (bile amarela),
outono (bile negra), primavera (sangue) e inverno (fleugma). O desequilíbrio
desses humores era considerado a fonte de todas as doenças.”
Saiba-se também que a bílis
amarela tem origem no fígado, a bílis negra no baço e que a fleuma são os sucos
do sistema respiratório, excluindo as “cacas do nariz e o fluido da tosse. Já o
sangue, creio que é do conhecimento generalizado.
Em jeito de acrescento, aqui fica o juramento de Hipócrates, que
será aquele a que os médicos se submetem antes de iniciarem a profissão. Dele há
várias versões, umas mais arcaicas, outras mais politicamente correctas aos
tempos que correm. Esta parece ser a mais fiel ao texto original:
“Juro por Apolo médico, Asclépio, Hígia, Panacéia e todos os deuses
e deusas, e os tomo por testemunhas que, conforme minha capacidade e
discernimento, cumprirei este juramento e compromisso escrito:
- considerar igual a meus pais aquele que me ensinou esta arte, compartilhar com ele meus recursos e se necessário prover o que lhe faltar; considerar seus filhos meus irmãos, e aos do sexo masculino ensinar esta arte sem remuneração ou compromisso escrito, se desejarem aprendê-la; compartilhar os preceitos, ensinamentos orais e todas as demais instruções com os meus filhos, os filhos daquele que me ensinou, os discípulos que assumiram compromisso por escrito e prestaram juramento conforme a lei médica, e com ninguém mais;
- utilizarei a dieta em benefício dos que sofrem, conforme minha capacidade e discernimento, e além disso repelirei o mal e a injustiça;
- não darei, a quem pedir, nenhuma droga mortal, nem recomendarei essa decisão; do mesmo modo, não darei a mulher alguma pessário para abortar;
com pureza e santidade conservarei minha vida e minha arte;
- não operarei ninguém que tenha a doença da pedra, mas cederei o lugar aos homens que fazem isso.
Em quantas casas eu entrar, entrarei para benefício dos que sofrem, evitando toda injustiça voluntária e outra forma de corrupção, e também actos libidinosos no corpo de mulheres e homens, livres ou escravos.
O que vir e ouvir, durante o tratamento, sobre a vida dos homens, sem relação com o tratamento, e que não for necessário divulgar, calarei, considerando tais coisas segredo.
Se cumprir e não violar este juramento, que eu possa desfrutar minha vida e minha arte afamado junto a todos os homens, para sempre; mas se eu o transgredir e não cumprir, que o contrário aconteça.”
- considerar igual a meus pais aquele que me ensinou esta arte, compartilhar com ele meus recursos e se necessário prover o que lhe faltar; considerar seus filhos meus irmãos, e aos do sexo masculino ensinar esta arte sem remuneração ou compromisso escrito, se desejarem aprendê-la; compartilhar os preceitos, ensinamentos orais e todas as demais instruções com os meus filhos, os filhos daquele que me ensinou, os discípulos que assumiram compromisso por escrito e prestaram juramento conforme a lei médica, e com ninguém mais;
- utilizarei a dieta em benefício dos que sofrem, conforme minha capacidade e discernimento, e além disso repelirei o mal e a injustiça;
- não darei, a quem pedir, nenhuma droga mortal, nem recomendarei essa decisão; do mesmo modo, não darei a mulher alguma pessário para abortar;
com pureza e santidade conservarei minha vida e minha arte;
- não operarei ninguém que tenha a doença da pedra, mas cederei o lugar aos homens que fazem isso.
Em quantas casas eu entrar, entrarei para benefício dos que sofrem, evitando toda injustiça voluntária e outra forma de corrupção, e também actos libidinosos no corpo de mulheres e homens, livres ou escravos.
O que vir e ouvir, durante o tratamento, sobre a vida dos homens, sem relação com o tratamento, e que não for necessário divulgar, calarei, considerando tais coisas segredo.
Se cumprir e não violar este juramento, que eu possa desfrutar minha vida e minha arte afamado junto a todos os homens, para sempre; mas se eu o transgredir e não cumprir, que o contrário aconteça.”
Que os deuses vos sejam propícios e que o dia vos seja doce.
By me
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