terça-feira, 28 de janeiro de 2014

As coisas que nós aprendemos



Tentando compensar uma razoável dose de amargura que ontem me invadiu, que se mantém animicamente mas que racionalmente quero dissipar, pensei hoje virar-me para coisas doces. Se possível.
E fiz a imagem que se vê.
Mas as ideias andavam com pouca consistência e fui dar uma olhada em conceitos e definições para lhes encontrar solidez. E dou com isto:

Hipócrates, o pai da medicina no século IV a.C., formulou a teoria humoral acreditava que a bile amarela estava associada com a raiva (humor colérico) enquanto a bile negra estaria associada à melancolia. Essa foi a teoria sobre funcionamento das emoções e é aceite até hoje pela medicina oriental e alternativa. Segundo ele, associando a bile amarela, bile negra, sangue e fleugma, respectivamente, ao fogo, terra, ar e água, esses humores predominariam em determinada estação do ano, isto é, verão (bile amarela), outono (bile negra), primavera (sangue) e inverno (fleugma). O desequilíbrio desses humores era considerado a fonte de todas as doenças.

Saiba-se também que a bílis amarela tem origem no fígado, a bílis negra no baço e que a fleuma são os sucos do sistema respiratório, excluindo as “cacas do nariz e o fluido da tosse. Já o sangue, creio que é do conhecimento generalizado.

Em jeito de acrescento, aqui fica o juramento de Hipócrates, que será aquele a que os médicos se submetem antes de iniciarem a profissão. Dele há várias versões, umas mais arcaicas, outras mais politicamente correctas aos tempos que correm. Esta parece ser a mais fiel ao texto original:

“Juro por Apolo médico, Asclépio, Hígia, Panacéia e todos os deuses e deusas, e os tomo por testemunhas que, conforme minha capacidade e discernimento, cumprirei este juramento e compromisso escrito:
- considerar igual a meus pais aquele que me ensinou esta arte, compartilhar com ele meus recursos e se necessário prover o que lhe faltar; considerar seus filhos meus irmãos, e aos do sexo masculino ensinar esta arte sem remuneração ou compromisso escrito, se desejarem aprendê-la; compartilhar os preceitos, ensinamentos orais e todas as demais instruções com os meus filhos, os filhos daquele que me ensinou, os discípulos que assumiram compromisso por escrito e prestaram juramento conforme a lei médica, e com ninguém mais;
- utilizarei a dieta em benefício dos que sofrem, conforme minha capacidade e discernimento, e além disso repelirei o mal e a injustiça;
- não darei, a quem pedir, nenhuma droga mortal, nem recomendarei essa decisão; do mesmo modo, não darei a mulher alguma pessário para abortar;
com pureza e santidade conservarei minha vida e minha arte;
- não operarei ninguém que tenha a doença da pedra, mas cederei o lugar aos homens que fazem isso.
Em quantas casas eu entrar, entrarei para benefício dos que sofrem, evitando toda injustiça voluntária e outra forma de corrupção, e também actos libidinosos no corpo de mulheres e homens, livres ou escravos.
O que vir e ouvir, durante o tratamento, sobre a vida dos homens, sem relação com o tratamento, e que não for necessário divulgar, calarei, considerando tais coisas segredo.
Se cumprir e não violar este juramento, que eu possa desfrutar minha vida e minha arte afamado junto a todos os homens, para sempre; mas se eu o transgredir e não cumprir, que o contrário aconteça.

Que os deuses vos sejam propícios e que o dia vos seja doce.


By me

Sem comentários: