terça-feira, 4 de novembro de 2014

Uma questão de luz



Ao preparar o café, em casa de manhãzinha, cai uma bátega. E se o dia já estava farrusco, ficou escuro. Mesmo.
Por brincadeira e curiosidade científica, fui buscar o fotómetro: queria eu saber, com rigor, quanto menos luz estava naquele momento do que estaria se o sol estivesse a descoberto. Que “escuro” ou “muito escuro” pouco indicam.
Para quem souber destas coisas, digo que estavam seis diafragmas a menos que o habitual.
Para quem não sabe destas coisas, informo que estava cerca de 1/64 da luz do costume.
Para quem quiser ter uma indicação mais comum, acrescento que tive que acender a luz da cozinha para ver o que fazia, que o que entrava pela janela não era suficiente para perceber se o café moído na lata chegaria ou teria que abrir um pacote.

Postas coisas neste pé, e satisfeita a minha curiosidade, recordei-me tristemente daquilo que preferia nem saber.
Há uns anos, não muitos, andei a explicar a uns quantos o como usar uns aparelhos de medida de luz qualitativa. Calibrações, menus, significado das indicações e tabelas, usos, vantagens e desvantagens.
Não tinha que o fazer, que não era minha função nem me tinham encomendado o sermão. Mas ia surgindo em conversa e eu, que ando de mangas arregaçadas e sem nada nelas escondido, fui esclarecendo as dúvidas para justificar afirmações e práticas.
Andam hoje alguns desses ufanos do saber, exibindo-o perante mim como se ignorassem de onde veio, usando-o para me apoucarem e atropelarem.
Confrontado com isto, nem sei se hei-de rir se gritar de raiva.
Rir do caricato da situação. Afinal, estão a querer explicar o quê a quem?
Gritar porque, no fim de contas, não aprenderam que a frieza dos números e dos aparelhos de medida não faz ninguém melhor. Nem como pessoa nem nos desempenhos. Apenas serve de alicerce de barro mal cozido a egos descomunais.

Em qualquer dos casos, saiba-se que passados minutos a bátega terminou, as nuvens rarearam e o sol já me entra pela janela. 7500 Lux e, devido às nuvens, 4200 Kelvin.


By me

Sem comentários: