segunda-feira, 20 de junho de 2011

Um dia especial



A decisão do que é relevante para fazer notícia pertence a quem a divulga.
E nos órgãos de comunicação social a decisão passa por directores, editores, coordenadores, etc., etc., etc.
Mas, aqui neste espaço quem decide sou eu e nem sempre um “Fait divers” é relegado para terceiríssimo plano ou mesmo recebe esse apodo.
Para que conste, amanhã acontece o Solstício de Verão. É o maior dia do ano e, consequentemente, a menor noite do ano. Daí em diante, os dias diminuirão, gradualmente, até ao solstício de Inverno, repetindo-se o ciclo depois.
E é um dos festejos mais antigos da História da Humanidade, que já na pré-história era celebrado a ponto de se erguerem monumentos megalíticos.

E, já agora, se o celebrarem, não façam nenhum paralelismo entre o facto de de amanhã em diante as horas de sol irem diminuir com o facto de ser amanhã que o novo governo toma posse. É uma mera coincidência!


Nota extra:
Faits divers (pronuncia-se fé-divér; em francês, literalmente, "factos diversos") é uma expressão de jargão jornalístico e, por extensão, um conceito de teoria do jornalismo que designa os assuntos não categorizáveis nas editorias tradicionais dos veículos (política, cidade, polícia, economia, internacional, desportos e outros).
São fatos desconectados de historicidade jornalística, ou seja, referem-se apenas ao seu carácter interno e seu interesse como facto inusitado, pitoresco. Em geral, remetem a temas considerados "leves", curiosos, não muito sérios e sem comprometer seriamente ninguém. Em inglês, matérias de faits-divers são chamadas de features.


Texto inicial: by me
Nota extra: in Wikipédia
Imagem: by me

Sem comentários: