Sabemos que os publicitários são especialistas em comunicação e que não dão ponto sem nó.
Cada elemento constante numa campanha, vídeo, fotográfica, na imprensa ou na rua, tem códigos bem definidos em função do público a que se destina, tentando maximizar o impacto da mensagem e fazer gravar na memória a marca e o que a ela estará associado.
Neste cartaz de publicidade a uma marca de relógios, o que aqui mostro é só parte dele. A parte que não consegui interpretar por completo e que me deixou a pensar na coisa.
Consigo entender que tenham escolhido por hora as 10.10h. Equilíbrio, simetria, harmonia… ainda que eu tivesse preferido, neste caso, 02.50h., que o maior tamanho do ponteiro dos minutos ficaria equilibrado pela mancha do calendário.
Também entendo o ponteiro dos segundos na posição zero ou doze. Rigor, precisão, fidelidade…
Chego igualmente a alguma conclusão, ainda que mais rebuscada, com a escolha de “wed”, quarta-feira. Ao fim e ao cabo, é o dia do meio da semana, equidistante do fim-de-semana que foi e do que há-de vir.
Só não consigo entender porque raio foram escolher o dia 29. A única explicação que encontro é o último dia de Fevereiro num ano bissexto, um dia raro, de 4 em 4 anos. Uma relação dessa raridade com o relógio mostrado? Ou antes uma piada subtil do publicitário, não confessada ao cliente, de estes relógios serem de curta vida, uns quatro anos no máximo?
Ficarei na dúvida, que ter dúvidas pode ser bem divertido!
Texto e imagem: by me
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