sábado, 28 de junho de 2008

Uma boa fotografia?


Já na véspera tinha sentido problemas! Por um qualquer motivo, no mesmo local e à mesma hora, a luz estava diferente, resultando num chão bem mais intenso que o habitual e que atrapalhava. E só ontem é que me apercebi do que, realmente, se passava: tinham cortado uma árvore.
Acredito que o tenham feito por necessidades relacionadas com a saúde do jardim da estrela, mas que me estraga a vida fotográfica, lá isso estraga. Onde, dantes, conseguia ter uma luz uniformemente sombreada, com contrastes naturalmente controlados, deixei de o ter, que os seus galhos já lá não estão para mos garantir. Terei que repensar local e composição que os resultados, nestas circunstancias, são deploráveis.
Em qualquer dos casos, e dando de barato a questão da exposição e contrastes, observe-se esta fotografia. Concentre-se a atenção nas retratadas, nas suas poses, no que acontece em segundo plano e no fundo.
Ponderados estes factores, considere-se ESTA SEGUNDA fotografia. Analise-se-a segundo os mesmos critérios usados na que aqui está exposta: a pose das retratadas, o segundo plano e o fundo.
E, depois de feita a análise e comparação, saiba-se o seguinte:
Uma delas foi feita em primeiro lugar, impressa e entregue às interessadas. A mais nova, depois de a olhar bem e de ter dito que “Gosto, mais ou menos”, perguntou se poderia fazer uma segunda. E aceitei, fazendo-a como à primeira.
E, desta feita, já gostou, a ponto de me pedir se a poderia imprimir em tamanho grande, o que me é impossível no local, como será óbvio.

E a questão que aqui vos deixo é: das duas imagens que viram, qual foi a primeira feita e qual foi a que agradou às retratadas? E porquê?
É que, confesso, nem uma nem outra são boas fotografias. Com boa vontade, talvez se lhes possa chamar de sofrível, mas nunca boas.
Então, o que define uma boa fotografia? Que critérios objectivos e subjectivos para tal classificação? E considerando que ponto de vista: o do fotógrafo, o do retratado ou o do público em geral?
Tenho que admitir que, cada vez mais, menos sei o que é uma boa fotografia!

Sem comentários: