quarta-feira, 18 de março de 2015

Sobre uma velha amiga e porque mo perguntaram





A história desta câmara é divertida e tem vinte e muitos anos, quiçá trintas.
Um velho compincha de andanças fotográficas era especialista em imagens subaquáticas. Tem vários livros publicados e mergulhou em zonas bem inóspitas mas deliciosamente belas.
Uma ocasião propuseram-lhe um trabalho bem complicado: um reconhecimento fotográfico a grande profundidade. Mais do que o ser humano suporta em mergulho convencional.
Pensou e decidiu fazer uma caixa estanque particularmente robusta, usando como base uma garrafa de mergulho adaptada com um “dome” especial na ponta. O conjunto seria rebocado da superfície, tal como seria a câmara disparada por meio eléctrico a partir da superfície.
Acontece que as câmaras disponíveis na altura, com o motor para disparo e avanço de película, eram demasiadamente altas para que o centro da objectiva ficasse alinhado com o centro do “dome”, considerando o diâmetro das garrafas existentes.
Mas havia uma marca e modelo que faria a festa sem grandes dificuldades: a Pentax MX.
Eu tinha duas.
Propôs-me ele uma troca: a minha MX, sem motor (ele arranjaria um) por esta LX. Tinha esta sido arranjada por ele, do forro exterior em pele de cobra ao punho de madeira talhado à mão, suponho que carvalho, mas não garanto.
A Pentax LX era, à época, o supremo das Pentax e não pensei duas vezes. Mesmo que o sistema automático não funcionasse (nunca o mandei reparar), o facto de ter esta câmara e o poder fotografar em modo “waist level”, retirando-lhe o pentaprisma removível, era uma mais valia que eu nem sonhava vir a poder fazer.
A outra Pentax MX, com o motor já foi. Ando em negociações para a recuperar, trocando-a por uma que comprei usada e por bom preço há uns tempos.
Esta nem pintado me desfaço dela. Tanto mais que, e para além do que se vê, possuo ainda o punho de plástico original. E a correia que aqui se vê é também original.

Se faço melhores fotografias com ela do que fazia com a outra? Não creio. O que importa, numa câmara, é o que está atrás dela e isso não mudou.
Agora que me dá muito gozo usá-la, isso dá!

By me

Sem comentários: